segunda-feira, 30 de maio de 2011

Petróleo e minério são os destaques da economia africana

África não pode mais ser vista como um continente absolutamente miserável. Exportadores de petróleo e minérios, eles fizeram com que, desde os anos 2000, o Produto Interno Bruto (PIB) africano registrasse um crescimento anual médio de 5%. A importância do continente é estratégica. Além de possuir um terço do urânio mundial, metade do ouro, dois terços dos diamantes e 10% das reservas estimadas de petróleo, ele tem uma localização privilegiada com acesso aos oceanos Atlântico e Índico.

RESERVAS NATURAIS Maior   exportador de petróleo do continente, Angola   apresentou um salto econômico. Foto: Jan Berghuis   Terschelling/Getty Images

RESERVAS NATURAIS Maior exportador de petróleo do continente, Angola apresentou um salto econômico

A mudança de patamar das nações que sobressaem se deve, sobretudo, às recentes relações comerciais estabelecidas com os países mais ricos. Até os anos 1960, muitas nações africanas ainda eram colônias e tinham uma economia baseada em transações comerciais internacionais, na maioria das vezes desfavoráveis. Com os movimentos de independência, elas se tornaram protagonistas de seus próprios processos políticos e econômicos e passaram a negociar suas riquezas em condições mais vantajosas. Assim, foi possível, por exemplo, desenvolver tecnologias para a extração de minérios e petróleo por meio de parcerias com investimentos externos ou de empréstimos tomados de organismos internacionais.

Foi exatamente essa a conjuntura que possibilitou o salto econômico de Angola. O país se tornou o maior exportador de petróleo do continente depois de ter passado por 40 anos em guerra civil - que matou cerca de 1 milhão de pessoas e só acabou em 2002. Em 1990, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) angolano estava em 0,143, numa escala de zero a 1 (em que 1 representa o bem-estar máximo). Hoje, está em 0,561.

Países africanos com IDH acima de 0,5


Fonte: Revista Nova Escola http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/petroleo-minerio-sao-destaques-economia-africana-606263.shtml

Um comentário:

  1. Super interesante a matéria, mas é incrivel como a mídia só consegue passar o lado negativo do contiente africano, e todas essas riquezas que lá existem sempre foram usadas contra a própria África para atender o interesse economico dos países ricos.Mas acredito sempre em mudanças, isso é possível.

    ResponderExcluir